Adsense - Cabeçalho

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Battlefield Vietnam [PC]







Para os menos versados, a série "Battlefield" é um jogo de guerra voltado especificamente para o multiplayer online e cria campos de batalha que são compostos por times de cerca de 16 jogadores de cada lado. Quando mais uma facção domina o mapa, mais recursos ganha para conquistar o resto. Trabalho em equipe é essencial para tomar pontos que já são controlados pelo oponente - certamente o aspecto mais interessante do game.

"Battlefield: 1942" teve duas expansões que rendem até hoje batalhas furiosas nos servidores de jogos online. "Vietnam" é a primeira continuação do game e aí vale o aviso: apesar das novidades, ele está mais para um "Battlefield" com novo tema, o que pode ser visto como uma maldição, mas também é uma benção para os fãs do original.

Viva o conflito

Deixando de lado a Segunda Guerra Mundial em favor da Guerra do Vietnã, a Digital Illusions teve a oportunidade de explorar também o impacto cultural desse evento, utilizando canções da época e resgatando imagens famosas. Ao morrer, por exemplo, o personagem deixa uma cruz de madeira com seu capacete apoiado.

São esses pequenos toques que aproximam ainda mais o participante desse terrível conflito. O fato de muitos veículos carregarem rádios que tocam músicas da época (e são ouvidas por todos os jogadores próximos) não deixa de ser um triste, porém atmosférico, lembrete de que humanos de verdade tiveram de vivenciar esse horror na pele.

Armamento moderno

Com essa maior proximidade temporal, o game também ganha licença para explorar armamentos e veículos mais modernos. Todos os famosos clichês estão representados: dos jipes anfíbios aos helicópteros de carga, passando por novas armas tanto dos EUA de um lado, como da China e Rússia do outro.

A presença de uma força aérea muito mais poderosa representa uma séria mudança no ritmo do jogo, mas talvez a novidade mais interessante seja a adição de elementos que permitem a criação de novos pontos para a introdução de soldados no meio do mapa. Isso é feito através de túneis vietcongues de um lado, e de caixas de suprimentos carregadas por helicópteros do outro.

Além de ser manter fiel à guerra, esse elemento aumenta a estratégia do game e não quebra o balanço dos dois lados - que continua bastante satisfatório.

Algumas liberdades históricas foram tomadas: você não vai ver os Estados Unidos usando Agente Laranja para desfolhar árvores, e o poderio militar dos vietcongues é estranhamente poderoso para se equiparar ao dos oponentes - mas essas decisões garantem o equilíbrio e diversão.

Jogue online

Como no original, esse game foi feito para multiplayer. Ele oferece uma opção de combates pré-definidos para um jogador, mas essa opção mal consegue prender o interesse por minutos, enquanto o multiplayer do jogo original já provou seu valor em combate. Apesar disso, seu mecanismo foi atualizado para funcionar com maior rapidez, para quem realmente se interessar por essa opção periférica.

Apesar de não ser um game revolucionário, "Vietnam" explora as melhores qualidades de "1942", expandindo opções para aqueles que queriam mais. Claro, você vai precisar encontrar pessoas ou servidores onde não existam espíritos de porco que atrapalham a experiência (um dos defeitos mais sérios da série, mesmo que seja externo ao programa), mas uma vez perto de uma tropa decente, rock & roll e balas prometem empolgar suas batalhas por muito tempo.

Outra boa notícia para os fãs de "Battlefield", é que o UOL está com servidor do "Vietnam".

Configuração mínima:
PIII 1GHz
Windows XP/Me/2000
256MB de RAM
CD 16X
2GB de HD
Placa 3D com 64MB de RAM
DirectX 9

Nenhum comentário: